Conehça o histórico da Reserva Renascer

Interessados na preservação ambiental, optamos pela região da Chapada dos Veadeiros por sua beleza, relevo e integridade e também por sua proximidade com Brasília onde temos filhos e netos. Além disso, estávamos saindo de uma região de Cristalina GO – que foi invadida por grandes monoculturas e queríamos uma nova área com terras pobres e topografia completamente inadequada para mecanização agrícola.

Após um ano de procura, em períodos de chuva e de estiagem, afinal encontramos esta área que agradecemos ao Criador pela oportunidade recebida de zelar pela sua integridade.

Por isso, atuamos no sentido de incentivar a criação de leis, no Município de Cavalcante, direcionadas para a proteção de nosso maior patrimônio – a Natureza:

  • Lei n° 928/2004, de 20.04.2004, que dispõe sobre a criação de Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável denominada Área Municipal de Integração Sócio-Ambiental e Desenvolvimento – AMISADE.
  • Lei n° 937/2004, de 07.07.2004, que dispõe sobre a criação de Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável denominada Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Cavalcante – RPPNMC

A Reserva Renascer faz divisa com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Inserida na Área de Amortecimento do Parque Nacional, estão sobrepostos, sobre a Reserva, a Área Municipal de Integração Sócio-Ambiental e Desenvolvimento AMISADE 1, a APA de Pouso Alto e a Reserva da Biosfera do Cerrado Fase II. Nossa região foi também titulada pela UNESCO como Patrimônio Brasileiro Considerado Relevante para a Humanidade.

A Reserva é constituída de 958 hectares distribuídos em diferentes fisionomias representativas do Bioma Cerrado: cerrado estrito senso, matas de galeria, mata seca, campo rupestre, veredas etc. Sua altitude varia de 811 a 1.414 metros formando mirantes espetaculares principalmente os direcionados para o vão do Rio Claro, com desnível de mais de 600 metros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *